Ir para o conteúdo

Planejamento

Educação financeira: qual a importância?

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 14 Mai, 2024

Educação financeira: qual a importância?

Cada vez mais, as opções de compra e as oportunidades de investimento têm se diversificado. Isso comprova a importância da educação financeira para a vida de qualquer pessoa. Afinal, com conhecimento financeiro, conseguimos tomar as melhores decisões em relação às finanças.

Então, vamos descobrir como a educação financeira impacta positivamente as nossas tomadas de decisões? Acompanhe este artigo e saiba mais!

A importância da educação financeira

Diante da vasta quantidade de opções de investimentos, objetos de consumo, financiamentos, cartões de crédito, fica difícil fazer a melhor escolha, não é mesmo?

Para isso, existe a educação financeira, que é uma área que proporciona conhecimento suficiente para direcioná-lo para as melhores tomadas de decisão.

A partir da educação financeira é possível ter mais conhecimento sobre riscos, retornos, negociação, dívidas, orçamentos... Com todo esse entendimento é possível analisar cada opção de investimento e financiamento, por exemplo, e identificar o melhor conforme as suas necessidades.

Diante disso, o conhecimento financeiro ajuda bastante nas suas tomadas de decisões, fazendo com que você realize as melhores escolhas para as suas finanças.

Vale ressaltar que tal conhecimento é importante para pessoas de qualquer área, afinal todo mundo precisa gerenciar as suas próprias finanças pessoais.

Como o conhecimento em finanças impacta as nossas tomadas de decisão?

A educação financeira proporciona conhecimento financeiro. Com esse entendimento é possível analisar as diferentes possibilidades de investimento, financiamento, crédito e consumo e identificar qual a opção atende às suas necessidades.

Dessa forma, você consegue conquistar uma boa saúde financeira, definindo o seu orçamento financeiro, tendo controle do que "entra e sai" das suas finanças e quitando dúvidas. Assim, você consegue conquistar até mesmo uma melhor qualidade de vida!

4 pilares da educação financeira

Muitas pessoas não sabem, mas... Você sabia que a educação financeira apresenta 4 pilares?

  • Reconhecimento;
  • Registro;
  • Revisão;
  • Realização.

O primeiro pilar é o reconhecimento. Isso significa que você precisa reconhecer a sua atual situação financeira, seja de saldo positivo ou saldo negativo.

Além disso, o segundo pilar é o registro, que indica a necessidade de registrar tudo o que "entra" e tudo o que "sai" do seu fluxo de caixa pessoal.

Já o terceiro pilar é a revisão, que indica a necessidade de revisar as suas contas financeiras. Por fim, o último passo é analisar a situação, tomar as melhores decisões e agir para melhorar a sua atual situação financeira!

Adquirindo conhecimento financeiro

Se você está em busca do tão sonhado conhecimento financeiro, temos algumas dicas de como aprender sobre finanças de forma gratuita na internet:

  • Cursos gratuitos do Sebrae;
  • Aulas disponibilizadas gratuitamente no Youtube;
  • Artigos de blogs sobre finanças, como a H4money.

Os cursos do Sebrae são excelentes, sendo indicados tanto para gestão de finanças pessoais quanto para negócios. Além disso, o portal do Sebrae também conta com vídeos e textos que podem ajudá-lo bastante!

Se você precisa de apoio financeiro para o seu negócio, você também pode contar com a H4money. Somos uma plataforma de gestão financeira que automatiza os seus processos financeiros!

E aí, gostou do nosso artigo sobre educação financeira e tomada de decisões? Se o nosso conteúdo te ajudou sobre o mundo das finanças, comente e compartilhe!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Orçamento Familiar: como conquistar a estabilidade!

Orçamento Familiar: como conquistar a estabilidade!

por: Isabella Herculano19 Out, 2023

A organização do orçamento familiar é fundamental para as conquistas de curto e longo prazo. Saiba como definir o orçamento da sua família!

Leia mais
Imagem decorativa do post O que fazer para ter uma boa saúde financeira?

O que fazer para ter uma boa saúde financeira?

por: Isabella Herculano31 Out, 2023

A saúde financeira consiste em ter um saldo financeiro positivo. Saiba como conquistar esse equilíbrio em termos financeiros!

Leia mais
Imagem decorativa do post O que fazer para organizar as finanças pessoais?

O que fazer para organizar as finanças pessoais?

por: Isabella Herculano12 Set, 2023

Organizar as finanças pessoais é fundamental. Saiba as melhores estratégias para se organizar em termos financeiros!

Leia mais
Imagem decorativa do post Finanças para TI: saiba como gerenciar o seu dinheiro!

Finanças para TI: saiba como gerenciar o seu dinheiro!

por: Isabella Herculano18 Jul, 2023

É importante que qualquer profissional realize o seu controle financeiro. Você sabe como gerir as finanças para TI? Veja nossas dicas!

Leia mais