Ir para o conteúdo

Planejamento

O que é liquidez em finanças?

Publicado por: Isabella Herculano

Publicado em: 07 Jun, 2024

O que é liquidez em finanças?

Todo mundo quer adquirir ativos de alta liquidez, já que esses apresentam maior valor no mercado. Mas, será que você sabe exatamente o que é liquidez em finanças?

Pensando em te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, escrevemos este artigo sobre liquidez. Leia mais e descubra tudo sobre liquidez de mercado e liquidez de ativo!

Afinal, o que é liquidez em finanças?

Liquidez em finanças equivale à rapidez em que é possível converter um ativo em dinheiro, sem que ele perca o seu valor de forma significativa. Por exemplo, algumas ações das bolsas de valores possuem uma alta liquidez, pois podem ser vendidas rapidamente e sem perder o seu valor.

Em contrapartida, um apartamento é um bem que não possui uma alta liquidez. Isso porque ele não consegue ser vendido rapidamente, e quando o dono do imóvel tem pressa para vendê-lo, o seu valor cai bastante, geralmente. Percebeu a diferença? Vamos a um outro exemplo!

💰 Tesouro Direto Selic Os títulos do Tesouro Direto Selic possuem uma alta liquidez, pois o seu resgate pode ser feito a qualquer momento. Além disso, se você retirar o Tesouro Direto Selic perto do seu vencimento, a sua perda de valor é baixa.

🪙 Participação em capital de Startup A compra de ações em startups, geralmente, é de longo prazo, pois o retorno financeiro pode demorar anos. Se a startup não der certo, a sua participação pode perder bastante valor.

Diante disso, podemos até mesmo dizer que a liquidez é uma medida do mercado financeiro que indica a capacidade de um ativo em ser vendido, sem que o seu valor seja alterado de forma significativa.

Qual a diferença entre liquidez de mercado e liquidez de ativo?

A liquidez de mercado se refere à capacidade de um ativo em ser comprado e vendido no mercado sem alteração substancial no seu preço. Já a liquidez do ativo é a medição da capacidade de um ativo em ser "transformado" em dinheiro.

Os dois termos parecem bastante! Em geral, o termo "liquidez" possui a mesma linha de pensamento, sendo tratado da mesma forma em diferentes significados.

Por todos esses motivos, recomendamos que você aplique o seu capital em investimentos que apresentam alta liquidez, considerando o famoso tripé "liquidez, risco e retorno".

Lembrando que um ativo possui uma alta liquidez quando pode ser "transformado" em dinheiro rapidamente. Assim, esse ativo apresenta um menor risco, pois pode ser vendido facilmente, o que possibilita um rápido reajuste na carteira de aplicações financeiras.

Além disso, um ativo líquido pode ser rapidamente convertido em reserva emergencial, o que também é excelente para os investidores. Portanto, recomendamos que leve todos esses aspectos em consideração para os seus investimentos!

Então, gostou do nosso artigo sobre o que é liquidez em finanças? Esperamos que a nossa explicação tenha ajudado no seu entendimento! Além disso, comente e compartilhe se curtiu o nosso texto!

Tags:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Posts relacionados

Imagem decorativa do post Gestão estratégica de empresas: qual a importância?

Gestão estratégica de empresas: qual a importância?

por: Isabella Herculano04 Jul, 2024

Você sabe qual é a importância da gestão estratégica de empresas? Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Leia mais
Imagem decorativa do post Educação financeira: qual a importância?

Educação financeira: qual a importância?

por: Isabella Herculano05 Jun, 2024

Que tal investir no tesouro direto? Saiba quais são as principais vantagens de aplicar o seu dinheiro nesse tipo de investimento!

Leia mais
Imagem decorativa do post Educação financeira: qual a importância?

Educação financeira: qual a importância?

por: Isabella Herculano14 Mai, 2024

A educação financeira ajuda a tomar as melhores decisões financeiras. Vamos descobrir como? Saiba mais com o auxílio deste artigo!

Leia mais